Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 18\04\2024
Últimas Notícias
Bancários mostram disposição para a luta contra a Reforma da Previdência
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Previdência Pública | 16/03/2017 | 10:03:47
Bancários mostram disposição para a luta contra a Reforma da Previdência
Categoria paralisou agências e participou da Marcha
 
 

Desde as primeiras horas da manhã da quarta-feira, 15/3, o Dia Nacional de Paralisação e Mobilização contra a Reforma da Previdência já começou a cumprir seu objetivo nas agências bancárias da área de atuação do SindBancários. Agências fechadas, colegas manifestando sua preocupação, seu medo de que o governo Temer pudesse impor uma das maiores maldades no que se refere a retrocessos dos direitos dos trabalhadores. A PEC 287, que tramita com o conteúdo da reforma da previdência, está na mira dos bancários. Aquele deputado estadual que impor um regime previdenciário, que faça os trabalhadores trabalharem até morrer sem aposentadoria, vai ter muita dificuldade de se eleger em 2018.


Foram essas manifestações que se repetiram nas reuniões que dirigentes sindicais do SindBancários realizaram com colegas em seus locais de trabalho. Muitas agências ficaram fechadas até o meio-dia. O tom do Dia Nacional de Paralisações foi levar informação para os bancários e avisá-los de que há um conjunto de projetos de lei que irão retirar numa velocidade incrível direitos há muito conquistados com muita luta pelos trabalhadores.

A Reforma da Previdência do Temer propõe, basicamente, que homens e mulheres somente se aposentem com 65 anos. Mas, para que os trabalhadores tenham direito à aposentadoria integral terão que trabalhar 49 anos sem ficar um dia sequer desempregado. "Foi muito bom o contato que fizemos com os trabalhadores da nossa base. Nesse dia de paralisações, visitamos agências, fizemos reuniões e dissemos que não é apenas a Reforma da Previdência que está nos ameaçando. A Câmara dos Deputados desengavetou uma nova proposta de terceirização e ainda tem a reforma trabalhista. O conjunto da obra é o que há de pior. Se não nos mobilizarmos, vamos ficar sem 13º, férias e sem muitos direitos que demoramos tanto para conquistar”, explicou o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.

As visitas ocorreram em bancos públicos e privados. No caso do Banrisul, houve panfletagem em frente à DG e visitas a departamentos e agências bancárias. Os dirigentes alertaram para o perigo da privatização do Banrisul após a apresentação pelo governo Temer, do PL 343/17. Trata-se da proposta de Regime de Recuperação dos Estados. Segundo essa proposta, o Estados, como o Rio Grande do Sul, entregam patrimônio público – a além do Banrisul, CEEE, Sulgas, CRM e Corsan – em troca de uma suspensão de pagamentos da dívida com a União de três anos. Após esse período, a dívida global aumentaria.

"Os bancários precisam ficar atentos ao conjunto da obra de maldades do governo Temer. Esse presidente interino, em conluio com aliados no Congresso Nacional e de governos neoliberais como o do Sartori aqui no RS, querem jogar nas costas dos trabalhadores toda a culpa da crise financeira. Não é tempo de cortar direitos e reduzir salários. Para enfrentar crises, tem que pagar melhor o trabalhador e ampliar direitos. E há outras saídas como o governo do Estado cobrar as dívidas da Lei Kandir. Não rpecisa vender nada nem acabar com fundações estaduais”, finalizou Gimenis.

*Imprensa/SindBancários
Fotos: Anselmo Cunha
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Previdência Pública | 23/10/2019
Senado aprova a reforma da Previdência mais cruel para trabalhadores e viúvas
No texto aprovado estão mudanças cruéis que reduzem os valores dos benefícios dos contribuintes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e dos servidores públicos federais.
Previdência Pública | 03/10/2019
Plenário do Senado conclui aprovação da reforma da Previdência no primeiro turno de votação
Veja alguns pontos aprovados
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor