Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 20\04\2024
Últimas Notícias
OAB: PEC da Previdência traz 'retrocesso inadmissível'
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Previdência Pública | 15/03/2017 | 16:03:54
OAB: PEC da Previdência traz 'retrocesso inadmissível'
Presidente da Ordem também questionou argumento oficial sobre déficit
 

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, de reforma da Previdência, "traz em seu bojo um retrocesso inadmissível e que a sociedade brasileira não pode aceitar", disse o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia. A afirmação foi feita ontem (14), durante ato em Brasília, realizado em parceria com mais de 160 entidades. Manifesto aprovado no encontro foi encaminhado aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e da comissão especial que analisa a PEC, Carlos Marun (PMDB-MS), além do relator, Arthur Maia (PPS-BA).


"Essa é a declaração mais evidente, mais efetiva, clara, cabal e definitiva da OAB sobre a nossa contrariedade com a PEC 287. Não podemos imaginar que um trabalhador seja forçado a trabalhar 49 anos para alcançar a aposentadoria. É o momento de dizermos ao governo e aos nossos parlamentares que é inaceitável pensar numa idade mínima para aposentadoria aos 65 anos quando sabemos que diversas regiões do país não têm como expectativa de vida essa idade", declarou Lamachia, que apoiou o processo de impeachment. "Significa dizer que inúmeros de nossos cidadãos terão de trabalhar e pagar por uma aposentadoria que nunca receberão, morrerão antes de se aposentar. Queremos respeito também em relação às mulheres e ao limite de aposentadoria das mulheres."

Ele também contestou argumento do governo sobre o déficit da Previdência, o que justificaria a necessidade de reformas. "Todos queremos ver a caixa preta da previdência aberta. Queremos desmistificar esta ideia de que há déficit na Previdência", afirmou.

"A reforma da Previdência proposta na PEC 287 desfigura o sistema da previdência social com direitos conquistados ao longo dos anos, previstos na Constituição Federal de 1988", disse a presidenta da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão. "Atinge diretamente a vida das mulheres brasileiras ao propor exigência da idade mínima para aposentadoria a partir dos 65 anos, 49 anos de tempo de contribuição, precarização da aposentadoria das trabalhadoras rurais, impede a acumulação de aposentadoria e pensão pós-morte, estabelece regras inalcançáveis para as trabalhadoras expostas e agentes insalubres e o fim de aposentadoria diferenciada para as professoras."

*RBA
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Previdência Pública | 23/10/2019
Senado aprova a reforma da Previdência mais cruel para trabalhadores e viúvas
No texto aprovado estão mudanças cruéis que reduzem os valores dos benefícios dos contribuintes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e dos servidores públicos federais.
Previdência Pública | 03/10/2019
Plenário do Senado conclui aprovação da reforma da Previdência no primeiro turno de votação
Veja alguns pontos aprovados
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor