Impactada pela crise econômica, a venda de carros zero
quilômetro em 2016 teve queda superior a 20% na comparação com o ano anterior,
pior resultado desde dez anos. Já nas vendas de carros seminovos o resultado
não foi negativo e acumulou ligeiro incremento de 0,21% na comparação com 2015.
Na tentativa de reverter esse cenário, esta semana o Banco
do Brasil anunciou redução na taxa de juros para o financiamento automotivo
para os cliente que fizerem a contratação por meio do aplicativo do banco para
celulares. Outra mudança é que os financiamentos para compra de veículos leves
com até dois anos de fabricação terão as mesmas taxas praticadas para
financiamento de veículos novos.
A expectativa do banco estatal é atingir R$ 1 bilhão nesse
tipo de empréstimo até o final do ano. "A gente espera a ampliação do crédito
por meio da conveniência que o aplicativo proporciona”, disse à Agência Brasil
o diretor de Empréstimos, Financiamentos e Crédito Imobiliário do BB, Edson
Pascoal Cardozo.
"Na nossa visão e os estudos que fizemos, [o aplicativo]
ajuda muito porque o cliente tem mais segurança da decisão de compra. Aquele
cliente que sai para pesquisar carro e, eventualmente, pensa em financiar, tem
na plataforma e com poucos toques a informação de um crédito pré-aprovado para
usar", acrescentou.
Segundo o Cardozo, pelo aplicativo, o cliente pode fazer a
simulação da quantidade de meses do financiamento e do valor da parcela, por
exemplo. "Antes, ele teria que sentar com um agente financeiro e demoraria
mais. Em 80% dos casos a resposta já sai na hora. Ele concluiu a proposta e a
área responsável já faz o pagamento ao vendedor”, disse.
O Banco Santander também aposta na tecnologia e na
praticidade para ampliar o volume de empréstimos para o setor. "A gente
trabalhou bastante em relação à experiência do cliente no ponto de venda e
chegou a conclusão que poderia usar as ferramentas digitais para melhorar a
experiência de compra”, disse o diretor de financiamentos, André Novaes.
No caso do Santander, são as concessionárias e revendas
cadastradas que usam a ferramenta. "Se o cliente quer um carro de R$ 30 mil,
por exemplo, com pouquíssimos dados fornecidos já é possível fazer uma
pré-análise do crédito dele. É possível dar a resposta preenchendo poucos
campos. Antes, essa experiência dependida do preenchimento de 106 dados do
cliente. Agora, com oito já é possível fazer uma pré-análise”, explicou Novaes.
"É um processo bastante simplificado: o vendedor colhe os
documentos do cliente de forma digital”, acrescentou. Segundo o diretor do
Santander, antes da compra os consumidores têm muitas dúvidas em relação à
disponibilidade ou não de crédito e o uso do aplicativo torna isso mais claro.
"Ele não perde tempo no ponto de venda e o vendedor também
não perde tempo. É um diálogo direto com o cliente para ele saber como está o
potencial dele para realizar o seu sonho. Antes, o processo era muito
burocrático e, de alguma forma, inibia o cliente no momento da compra”,
argumentou.
Para o presidente da Associação das Agências de Automóveis do
Distrito Federal, Paulo Poli, desburocratizar a liberação do crédito facilita
as vendas e é bom para o cliente, para as instituições financeiras e para os
revendedores.
"É a modernidade chegando. São novos meios de facilitar a
vida de quem está comprando carro e, automaticamente, isso facilita a nossa
venda”, destacou Poli. "Tudo que vem para agilizar, tornar o processo mais
fácil, mais leve se torna mais um item a mais para a venda.”
*Agência Brasil |