Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 16\10\2018
Últimas Notícias
Grupo de Ação Solidária busca solução coletiva para a defesa da Saúde em Porto Alegre
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Saúde do Trabalhador | 19/12/2016 | 11:12:37
Grupo de Ação Solidária busca solução coletiva para a defesa da Saúde em Porto Alegre
Acolhimento e conscientização ampliam a atuação sindical
 
 

Acolhimento, solidariedade, empoderamento, consciência e protagonismo dos bancários na promoção à saúde, tanto nas relações de trabalho, quanto nas questões mais amplas da sociedade. Estes são os princípios que norteiam a atuação do GAS-Grupo de Ação Solidária, projeto da Secretaria de Saúde do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, que tem mobilizado os bancários e servido de modelo de ação sindical para outros sindicatos e categorias.  

Há quatorze anos o  Grupo reúne uma média de quarenta  pessoas todas as quartas-feiras, às 15h,  na sede do Sindicato, para debater questões de Saúde, acolher os bancários que se veem sós diante do duríssimo desafio de enfrentar o adoecimento no trabalho, vítimas da desinformação criminosa dos bancos e da punição, da culpa que abate a maioria, por falta de compreensão dos fatores que levaram a seu adoecimento e da ideologia que busca desqualificá-los, no lugar de cobrar responsabilidade dos bancos, que são os verdadeiros dos agentes da falta de condições de saúde nos ambientes de trabalho.

"O trabalho dos bancários de Porto Alegre inspira e entusiasma a todos os que estão engajados na questão da Saúde porque consegue ao mesmo tempo responder a uma demanda, organizar e gerar agentes políticos para fortalecer a nossa luta”, afirma Walcir Previtale, secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT.

Segundo Jaceia Netz especialista em Saúde do trabalho com mestrado em Serviço Social, coordenadora técnica do projeto, há cerca de 300 pessoas inscritas no Grupo, que se alternam semanalmente: "Nas reuniões, os assuntos tratados são livres, emergem das necessidades e vivências.  Não se trata de um grupo terapêutico, mas operativo. Buscamos acolher, resgatar os laços de solidariedade que se encontram fragilizados pelas relações de trabalho, dar acesso à informação e direitos, para que o bancário se conscientize de que cabe a ele ser um agente da prevenção e da promoção à saúde”, afirma.

O Grupo também promove atividades de lazer, confraternizações, passeios e viagens nacionais e internacionais e ajuda a mobilizar para a participação nas assembleias, eleições, atos, passeatas, palestras e conferências, entre outras.

A experiência tem se mostrado tão bem-sucedida que que já serve de referência para outros sindicatos: "Recentemente estivemos em Pelotas (RGS) para apresentar o projeto e ajudamos no caso de dois bancários que foram demitidos do Bradesco mesmo estando doentes”, relata Jaceia.

A ênfase na solução coletiva e em propiciar o acesso à consciência política tem dado tão certo que vem criando novos quadros tanto na militância do sindicato como na direção, como é o caso do atual secretário de Saúde da entidade, Eduardo Munhoz Baptista: "Eu comecei participando do GAS, fui me interessando cada vez mais, vi a importância do debate de saúde para os bancários, para todos os trabalhadores e a necessidade de agirmos em todas as frentes em prol da prevenção e da garantia de direitos” afirma o dirigente.

*Contraf/CUT
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Saúde do Trabalhador | 03/10/2018
Gestão da Caixa adoece empregados, aponta pesquisa da Fenae
Dados mostram que um em cada três bancários teve algum problema de saúde relacionado ao trabalho nos últimos 12 meses.
Saúde do Trabalhador | 21/06/2018
Seminário Nacional em Defesa dos Planos de Saúde
No dia 28 de junho, das 9h às 17h30, acontece em Brasília o Seminário Nacional em Defesa dos Planos de Saúde de Autogestão das Estatais Federais.
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor