Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 19\04\2024
Últimas Notícias
'O desafio é falar para um público que não seja só nosso'
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Comunicação | 02/12/2016 | 10:12:20
'O desafio é falar para um público que não seja só nosso'
Jornalista Moisés Mendes destaca importância dos meios alternativos
 
 

As transformações na imprensa e a crise política no Brasil foram destacadas durante a mesa temática Política e Comunicação, conduzida pelo jornalista e escritor Moisés Mendes, no primeiro dia do Seminário Estadual "Comunicação, Democracia e Resistência”. na tarde desta quinta-feira (1º), no auditório da Fetrafi-RS, em Porto Alegre.

"A partir da situação conturbada que levou ao golpe, as redações tiveram uma degradação de posturas”, salientou o colunista do jornal Extra Classe e autor do livro Todos Querem Ser Mujica. Ele acredita que o grande desafio é descobrir como manter financeiramente projetos de mídia independentes que fazem oposição à cobertura dos grupos de comunicação hegemônicos.

"Se não tivéssemos informações pelos meios alternativos na internet, não saberíamos de muita coisa que está acontecendo”, apontou o ex-colunista de Zero Hora. As ocupações de estudantes, por exemplo, não são noticiadas. Por mais que os jovens se manifestem politicamente, não há repercussão. "Os estudantes não vão conseguir segurar essa barra sozinhos, o sindicalismo terá de entrar forte”, completou.

Para ele, o sindicalismo terá de dar sustentação para a produção de informação periférica. No entanto, é preciso "descobrir o Uber do jornalismo”. Além disso, para quem está fora das grandes redações – que conseguem atingir diversos nichos sociais –, "o desafio é falar para um público que não seja só nosso”.

Mendes ressaltou que chegamos a um ponto em que temos um impasse total na política, e ninguém sabe o que pode acontecer. Por mais que seja otimista sobre o futuro da produção jornalística, indagou: "como se sustenta a informação que depende exclusivamente de quem lê?”

O evento, que segue nesta sexta-feira (2), é organizado pela CUT-RS, Fetrafi-RS, Sindicato dos Jornalistas do RS, Sinpro-RS e Federação dos Metalúrgicos do RS em parceria com várias federações e sindicatos estaduais, com o apoio da CUT Nacional, Escola Sul da CUT e Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Programação

O seminário continua nesta sexta-feira (2), a partir das 9h. Confira a programação 

9h – Mesa temática "Democratização da Comunicação” com os jornalistas Celso Schroeder (diretor da FENAJ) e Renata Miele (coordenadora do FNDC);

10h30 – Intervalo para cafezinho

11h – Mesa temática "Mídia Alternativa e ativismo digital” com Carmen Crochemore (Sul21) e jornalista Paulo Salvador (Rede Brasil Atual/TVT).

12h30 – Intervalo para almoço

14h – Mesa temática "Desafios da Comunicação Sindical” com o secretário de Comunicação da CUT Nacional, Roni Barbosa, o secretário de Comunicação da CUT/RS, Ademir Wiederkehr, o diretor do Sinpro/RS, Marcos Fuhr, a diretora do SindBancários, Ana Guimaraens, e outros sindicatos.

16h30 – Encerramento

 

*CUT-RS com Sindjors
Fotos: Caco Argemi

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Comunicação | 06/07/2020
Bancários na pandemia e banqueiros na Suíça: Fetrafi-RS lança “Real News: a verdade sem filtro”
Série de vídeos para a internet fala sobre a realidade dos trabalhadores durante a pandemia de forma bem-humorada
Comunicação | 16/06/2020
Estreia Central do Brasil, rede nacional dos movimentos sociais
Assista ao programa transmitido pelo YouTube da TVT
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor