Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 23\04\2024
Últimas Notícias
Fetrafi-RS convoca trabalhadores a ampliarem a luta em Defesa dos Direitos
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Direito do Trabalhador | 24/11/2016 | 16:11:26
Fetrafi-RS convoca trabalhadores a ampliarem a luta em Defesa dos Direitos
Movimento sindical bancário mobiliza categoria para enfrentar ataques
 
 

A luta contra os ataques neoliberais do governo ilegítimo de Michel Temer ganhou um novo instrumento nesta quinta-feira (24). Para ampliar as ações da Campanha em defesa dos Direitos, a Fetrafi-RS promoveu o lançamento de uma cartilha específica, com abordagem dos principais projetos e medidas em tramitação no Congresso e no Senado, que atingem os trabalhadores. O objetivo do material é salientar a importância da luta coletiva neste momento de ameaça a conquistas históricas da classe trabalhadora no Brasil. 


O diretor da Fetrafi-RS, Juberlei Baes Bacelo, destaca o novo momento da Campanha em Defesa dos Direitos após o lançamento da cartilha e a necessidade da inserção dos bancários nos movimentos de resistência. Além dos ataques à CLT - que rege as relações de trabalho - o dirigente sindical denuncia o desmonte das instituições públicas. "Esta semana foi anunciado um plano de reestruturação no Banco do Brasil, que visa o seu sucateamento, preparando o banco para uma possível privatização. Eles querem terminar o serviço da onda neoliberal dos anos 1990, que conseguimos interromper em 2002, garantindo a manutenção da Caixa, do BB e outras estatais”, lembra o sindicalista.

Juberlei também salientou a atual situação no RS, cujo governo acaba de propor um pacote de medidas que acaba com a maior parte da estrutura estatal. "Após vender a crise por quase dois anos, o desgoverno Sartori mais uma vez impõe a conta da crise aos servidores, ao conjunto dos trabalhadores e ao povo gaúcho, por meio da extinção de fundações e da privatização de empresas públicas rentáveis”.

O diretor da Fetrafi-RS disse que a Cartilha é um ponto de retomada da Campanha em Defesa dos Direitos, destacando a contribuição dos bancários para o enfrentamento coletivo, a fim de barrar todos os ataques. "Temos que construir uma profunda unidade - com a mobilização de toda a classe trabalhadora e os movimentos sociais - para que seja possível criar uma grande resistência”, enfatiza Juberlei.

A mesa de abertura do evento contou ainda com saudações da diretora da Fetrafi-RS e CUT/RS, Isis Marques, do presidente do SindBancários, Everton Gimenis e do diretor da Fenae e da CUT/Nacional, Daniel Gaio. Os dirigentes sindicais ressaltaram a importância da iniciativa da Federação para organização do movimento nacional de resistência aos retrocessos trabalhistas e sociais.

Após o lançamento da Cartilha, a Fetrafi-RS promoveu um painel com o sociólogo e coordenador da Frente Povo sem Medo, Guilherme Boulos. A atividade lotou o Auditório do 3º andar da sede da Federação, em Porto Alegre.

*Comunicação/Fetrafi-RS
 
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Direito do Trabalhador | 17/06/2020
Senado aprova MP 936 e derruba alterações na jornada dos bancários
Engajamento das centrais sindicais e partidos que defendem a classe trabalhadora foi fundamental para a melhoria da proposta
Direito do Trabalhador | 08/06/2020
Comando cobra que bancos retirem alterações do artigo 224 na MP 936
Fenaban responde que não retira, mas que não haverá alteração da jornada, como definido na CCT da categoria e, propõe, inclusive, prorrogar acordo de manutenção da jornada atual
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor