Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 16\04\2024
Últimas Notícias
Diretoria Executiva do SindBancários apoia a Chapa 5 nas eleições da Funcef
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Eleições | 10/05/2016 | 15:05:31
Diretoria Executiva do SindBancários apoia a Chapa 5 nas eleições da Funcef
Votação inicia no dia 16 de maio, próxima segunda-feira
 
 

Entre os dias 16 e 18 de maio estará aberto o período de votação para eleger os representantes dos participantes e dos funcionários da ativa da Caixa para o Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal da Funcef. Estão em disputa, pelo voto direito e de forma democrática, as vagas para eleger conselheiro titular e um suplente, nos dois conselhos. A diretoria do SindBancários (confira foto) apoia a "Chapa 5 – Funcefpragente”.


A "Chapa 5 – Funcefpragente”, apoiada pelo SindBancários, concorre com os colegas da Caixa Antonio Luiz Fermino, Emanoel Souza de Jesus, Silvana Andrea F. Pellegrini Anaruma e o gaúcho Valter San Martin Ribeiro (foto acima). Na reunião da Diretoria Executiva desta semana, os dirigentes do SindBancários fizeram questão de registrar o apoio à Chapa 5.

"Estamos em um momento político muito difícil. Há um processo de impeachment que esconde seu verdadeiro objetivo. Criar uma distração, uma cortina de fumaça para atacar nosso direitos. Os fundos de pensão já viraram alvo do Congresso Nacional Conservador. Os colegas que compõem a Chapa 5 , na nossa opinião, podem dar a resposta da resistência e do combate a esse período que vem por aí, de golpe geral nos direitos dos trabalhadores”, avaliou o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.

Patrimônio da Funcef cresce e Senado reduz gestão com trabalhadores

Vale lembrar que desde 2002 o patrimônio da Fundação passou de R$ 9,7 bi para mais de R$ 58 bilhões, num crescimento de 600%. Entre 2003 e 2014, os investimentos feitos pela Funcef tiveram rendimento bem acima da meta atuarial, chegando a 441% contra a meta de 284%."Esse crescimento do patrimônio é resultado de um período longo de estabilidade política e de competência dos gestores da Funcef, Precisamos fortalecer ainda mais as nossas lideranças para podermos lutar com mais força contra, por exemplo, projeto de lei que reduz muito a importância das eleições e da participação dos trabalhadores e que já foi aprovado no Senado no mês passado”, aponta o diretor da Fetrafi-RS, Gilmar Aguirre.

O Senado aprovou sem alarde no último dia 6 de abril um substitutivo que traz profundas alterações na gestão dos fundos de pensão e enfraquece a representação dos participantes nas instâncias. Oriundo do PLS 78/2015 do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e do PLS 388/2015 do senador Paulo Bauer (PSDB-SC), o texto aprovado elimina a eleição de diretores para os fundos de pensão patrocinados por empresas e órgãos públicos e diminui para um terço a representação dos participantes no Conselho Deliberativo e no Conselho Fiscal.

Os dois projetos foram relatados em conjunto pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), que piorou as propostas originais e atacou ainda mais a representação dos participantes. A sanha por atacar direitos e impedir o processo de democratização da gestão já produz alguns pérolas, como jornalistas da grande mídia comentando que não haveria problemas de indicar um especialista sueco, dinamarquês ou francês para a gestão de um fundo de pensão, já que o modelo de escolha será por análise de currículo e não por eleição direita. O PL 388 ainda será apreciado pela Câmara dos Deputados antes de ser submetido a veto presidencial.

Reajustes

Até 2002, os empregados da Caixa – e consequentemente os associados da Fundação – só recebiam reajustes abaixo da inflação. Entre 2006 e 2014, os reajustes foram de 106%, diante de uma inflação de 61%. O Fundo de Revisão de Benefícios (FRB) também garantiu um aumento real de 30% aos associados. Esse fundo só existe na Funcef.

Compromisso

Entre os compromissos da chapa "Funcefpragente” estão a defesa incondicional do FRB, luta para que a Caixa assuma o Contencioso Judicial, ampliação dos participantes na política de investimentos, incorporação do REB, condições de trabalho dignas para os funcionários da Funcef, melhoria da legislação previdenciária, participação e prestação de contas em todos os fóruns do movimento, em especial a Conecef, entre vários outros temas.

Data e horários da votação

A votação ocorre das 11h do dia 16/05 às 18h do dia 18/05. O resultado deve ser divulgado ainda no dia 18 de maio, e a posse está marcada para o dia 2 de junho. Podem votar todos os empregados da Caixa (ativos e assistidos) que estejam inscritos em planos de benefício da Funcef até o dia 31 de janeiro de 2016.

Como votar

Ao acessar www.funcef.com.br/eleições2016, o eleitor deve clicar em "Como votar”, preencher os dados. Em seguida apertar a tecla "Autenticar”. Depois disso, basta seguir as instruções para escolher e clicar na chapa de sua preferência e em "Votar”. Se quiser alterar sua opção, precisar apertar a tecla "Retornar” para fazer nova escolha.

Senha de votação

Quem vota pelo site ou telefone vai receber uma carta com a senha de votação, composta por 6 números, incluindo os zeros, encaminhada pela Funcef. Se o eleitor perder ou não receber essa senha, poderá votar somente pelo 0800 72201580800 7220158, a partir da confirmação de dados cadastrais.

*Imprensa/SindBancários

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Eleições | 08/11/2018
Deputados não reeleitos do RS que aprovaram reforma trabalhista perderam 45% dos votos
Levantamento foi feito pelo Diesse.
Eleições | 26/10/2018
Liberdade, democracia e direitos: o que a eleição de domingo tem a ver com os(as) bancários(as)
SindBancários divulga editorial sobre a eleição.
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor