Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 18\04\2024
Últimas Notícias
Bancários debatem saúde no trabalho com a Fenaban
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Saúde do Trabalhador | 10/05/2016 | 13:05:51
Bancários debatem saúde no trabalho com a Fenaban
Entidades cobram esclarecimentos sobre pesquisa que envolve controle médico
 
 

Assuntos como os programas de controle médico em saúde ocupacional (PCMSO), análise dos afastamentos no trabalho e a suspensão da pesquisa Saúde e ‘Bem-Estar”, colocada em prática pelos bancos, sem a participação dos trabalhadores, estarão na pauta da reunião desta quarta-feira, 11 de maio, entre a Contraf-CUT, federações e sindicatos com a Fenaban.


Na quinta-feira, 12, haverá um segundo encontro para discutir o instrumento de prevenção e combate ao assédio moral, que completou 5 anos e se refere à cláusula 56ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). As reuniões ocorrerão à tarde, na sede da Fenaban, em São Paulo.

Nas mesmas datas, às 10h, estão previstas reuniões preparatórias na sede da Confederação, também em São Paulo, para discutir as demandas dos bancários. Para estas, a Contraf-CUT convocou o Coletivo Nacional de Saúde.

Assédio Moral - Do total de denúncias encaminhadas, foram mais de 1.100 ocorrências referentes ao segundo semestre de 2015. A Contraf-CUT reivindicou a estratificação das denúncias feitas por meio dos canais internos dos bancos. Os trabalhadores também reivindicam a melhoria do instrumento, como a redução de prazo de resposta: dos atuais 45 dias para 30 dias; a explicitação das decisões tomadas pelos bancos – tanto para o trabalhador que fez a denúncia, bem como para o denunciado; a concorrência entre os canais dos sindicatos e os canais internos.

PCMSO - Os bancários têm cobrado que os bancos apresentem a íntegra dos seus Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional para que possam ser avaliados, conforme determina a cláusula 64ª da CCT. Para iniciar qualquer avaliação desses programas é necessário que a representação dos trabalhadores tenha o devido conhecimento e acesso aos programas. A Convenção 161 da OIT, as Normas Regulamentadoras números 5,7 e 9 são os princípios para o debate com a FENABAN referente a essa matéria.

Pesquisa Saúde e Bem-Estar - Em abril, a Contraf-CUT encaminhou ofício para a Fenaban reivindicando a suspensão da pesquisa Saúde e Bem-Estar, que tem por objetivo pesquisar fatores de estresse no trabalho, a ser realizada pela Mental Clean. De forma unilateral, os bancos não efetuaram nenhuma consulta ao movimento sindical, antes de iniciar o levantamento.

A Contraf-CUT está exigindo a implantação de mesa de negociação, para consulta e participação dos representantes dos trabalhadores. Esta matéria integra as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho – CCT que constituem a Comissão Bipartite (Cláusula 64ª da CCT 2015/2016) com atribuição exclusiva de discutir, avaliar e elaborar políticas sobre este tema. Até o momento a Fenaban não suspendeu o levantamento.

*Contraf/CUT

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Saúde do Trabalhador | 31/07/2020
Banrisulenses se reúnem com o Banco para cobrar o cumprimento de protocolos de saúde durante a pandemia
Banrisul informou que está fora de cogitação retorno ao trabalho neste momento
Saúde do Trabalhador | 30/06/2020
Home office: Pesquisa vai apurar opinião e condições de trabalho dos bancários
Bancários poderão responder eletronicamente; dados podem ajudar na tomada de decisões durante a Campanha Nacional
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor