Saúde do Trabalhador | 13/04/2016 | 13:04:40
Seminário vai lembrar vítimas de acidentes e doenças do trabalho
Programação inicia às 8h30, no SindBancários
 
 

O Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador (FSST-RS) realizará um seminário no próximo dia 28 de abril, data que marca o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. O evento acontecerá a partir das 8h30,no auditório do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (Rua General Câmara, 424), no centro da capital gaúcha.


O objetivo é esclarecer os trabalhadores e os trabalhadores, através de debates sobre temas relacionados à prevenção de acidentes e às doenças no ambiente de trabalho. Haverá também painéis sobre a atuação do Ministério do Trabalho e Previdência Social, o acesso ao SUS, a saúde mental e a previdência social.

"Há anos existe uma política nacional de saúde do trabalhador e mais recentemente, foi criada a política estadual de saúde do trabalhador. Nenhuma das duas está devidamente implementada”, critica o coordenador da Comissão da Saúde do Trabalhador do Conselho Estadual de Saúde e diretor da CUT-RS, Cláudio Augustin, que participará da mesa "SUS: acesso e acolhimento”.

Ele destaca também que para os trabalhadores terem o acesso e o atendimento ao SUS desejado é necessário a implementação dessas políticas. "Isso só vai acontecer quando os sindicatos tomarem essa tarefa para si. Os locais de trabalho não visam a saúde do trabalhador, são locais de adoecimento e por isso precisam ser fiscalizados e ter leis específicas sobre o tema”, defende Cláudio.

De acordo com o secretário de Saúde do Trabalhador da CUT-RS, Dary Beck, é fundamental que o movimento sindical realize essa atividade para marcar uma das principais lutas do movimento sindical. "É um alerta muito importante para os sindicatos e para a sociedade em geral, temos que debater esses temas, discutir a saúde e a prevenção de doenças e acidentes laborais”, ressalta.

História

Diversos países, como o Brasil, celebram o dia 28 de abril como Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, estabelecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2003. A data se refere a 28 de abril de 1969, quando uma explosão em uma mina, em Virgínia, nos Estados Unidos, matou 78 trabalhadores.

Espaço de debates

Desde 2004, as entidades que integram o FSST debatem as questões relacionadas ao tema e todos os anos o Fórum promove uma atividade com a finalidade de alertar o movimento sindical e, principalmente, chamar a atenção da sociedade com relação ao adoecimento, aos acidentes e às doenças relacionadas ao trabalho, enfatizando as dificuldades encontradas pelos trabalhadores com relação à previdência social.

O diretor da CUT-RS, Mário Reis, cita as perícias médicas como um dos assuntos que os trabalhadores mais apresentam dúvidas. "Acreditamos que qualificando os dirigentes sindicais e, sobretudo refletindo sobre o tema, estaremos contribuindo para qualificar o debate nos espaços de discussões sobre a saúde dos trabalhadores”, aponta o dirigente sindical.

Confira a programação

8h30– Abertura
9h– "A atuação do MTPS no ambiente de trabalho” e "SUS: acesso e acolhimento”
Luiz Alfredo Scienza – Auditor-Fiscal do Trabalho
Cláudio Augustin – Coordenador da Comissão da Saúde do Trabalhador do Conselho Estadual de Saúde
10h– Coffee Break
10h20– "Saúde Mental – Quando o trabalho produz o adoecimento”
Inaiara Kersting – Psicóloga
Jaceia Netz – Assessora de saúde do SindBancários e Fetrafi-RS
Cláudia Magnus – Psicóloga CEVS
12h– Perguntas e Debate
13h– Almoço
14h– "A previdência está falida? – Painel sobre a não reforma da Previdência Social”
Denis Gimenes – Professor de economia da Unicamp/SP
15h30– Perguntas e Debate
16h30– Encerramento

*CUT/RS