Direitos Humanos | 14/01/2015 | 12:01:21
Em cinco dias, passam de dois mil mortos na Nigéria
Falta um mês para as eleições presidenciais e legislativas
 
Com pouco mais de um mês para as eleições presidenciais e legislativas, a Nigéria passa por um dos momentos mais tensos de sua história. Segundo informações divulgadas pela organização Anistia Internacional, na sexta-feira (9), vários ataques organizados pelo grupo Boko Haran a povoados deixaram mais de dois mil mortos. Os ataques ocorrem desde o dia 3 de janeiro.
Com 170 milhões de habitantes divididos em mais de 200 grupos tribais, a Nigéria é o sétimo país mais povoado do mundo e sofre múltiplas tensões por suas profundas diferenças políticas, socioeconômicas, religiosas e territoriais. No ano passado, o grupo radical Boko Haram matou cerca de 10 mil pessoas, segundo a organização Council on Foreign Relations. O grupo é visto como um dos maiores problemas do presidente Goodluck Jonathan.

Monday Market

Neste sábado (10), uma explosão dentro do mercado “Monday Market”, na cidade de Maiduguri, capital do estado do Borno, deixou pelo menos 20 mortos e dezenas de feridos. Os explosivos estariam amarrados a uma criança que entrou no estabelecimento. Segundo as agências de notícias, o grupo Boko Haram é o principal suspeito pelo ataque.

Fonte: Brasil de Fato