Jornada de Trabalho | 28/04/2014 | 11:04:00
Audiência Pública discutiu alteração no horário bancário em Pelotas
Projeto de Lei deve ser votado esta semana
 
 
Uma audiência pública realizada na última quinta-feira, 24, à noite na Câmara Municipal de Pelotas discutiu o projeto de lei que pretende alterar o horário de funcionamento externo das agências bancárias do município, de 11h às 16h para 10h às 15h. A alteração irá padronizar o atendimento em toda a região, já que Pelotas é a única cidade da zona Sul com horário diferenciado.

A proposta partiu do Sindicato dos Bancários com base no grande movimento dos bancos no turno da manhã, especialmente de aposentados, pensionistas e donas de casa. Durante a audiência, o diretor da entidade, Luís Diogo, apresentou os argumentos para essa alteração. Segundo ele, a hora a mais no turno da manhã irá beneficiar principalmente os usuários não correntistas, como os mais 80 mil aposentados e pensionistas da cidade. Segundo pesquisa da Federação Brasileira dos Bancos mais de 80 por cento dos clientes de bancos fazem suas transações em meios alternativos, como Internet, caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes bancários.

O projeto tem respaldo da Lei Federal 4.595/64 e pela Resolução do Banco Central 2.932/02 , que faculta aos municípios a legislação sobre o horário de abertura e fechamento das agências bancárias, devendo, obrigatoriamente, prestar atendimento ao público por no mínimo cinco horas ininterruptas e garantindo este atendimento obrigatório entre 12h e 15h.

*Imprensa Sindicato dos Bancários de Pelotas com edição da Fetrafi-RS