Feriados e Comemorações | 29/08/2012 | 10:08:16
Dia do Bancário é feriado estadual pela primeira vez na Paraíba
Agências não funcionaram devido à comemoração
 
 
As agências bancárias da Paraíba não funcionaram nesta terça-feira (28) em comemoração ao Dia do Bancário, instituido como feriado estadual. Em alusão à data, a categoria se reuniu na sede do Sindicato dos Bancários da Paraíba, em João Pessoa, para uma festa, a partir das 12h. Esta foi a primeira vez que os bancários festejaram o seu feriado estadual.

A origem da data histórica


Em 28 de agosto de 1951, a categoria iniciou uma das greves mais importantes. O fato entrou para a história, a ponto de a data ser escolhida como o Dia do Bancário. Os 69 dias de paralisação tiveram resultado positivo, pois os banqueiros acabaram concedendo 31% de aumento.

Apesar de constituir uma categoria de considerável relevância para a economia do país e para o desenvolvimento nacional, e a data representar um grande marco na história do movimento sindical, o Dia do Bancário ainda não é feriado no País.

Feriado estadual

Entretanto, na Paraíba, a categoria profissional foi reconhecida e valorizada, através da Lei nº 8.939, de 27 de outubro de 2009, de autoria do deputado João Gonçalves, que instituiu o dia 28 de agosto como feriado estadual aos bancários.
Este ano, em vez da tradicional visitação às agências, os bancários foram homenageados na sede do Sindicato em uma grande confraternização promovida pela diretoria da entidade, com uma programação bastante diversificada.

Na parte musical, as bandas Samba da Elite, Forró Caçuá e R2 (Rilbert e Renata) fizeram a alegria dos bancários. Para fechar o evento com chave de ouro, houve sorteio de três excelentes prêmios para os bancários: um Ipad; uma câmera fotográfica Nikon D3100 e um televisor de LED de 40 polegadas.

O presidente do Sindicato, Marcos Henriques, estava muito entusiasmado com as homenagens à categoria nesse Dia do Bancário. "Até parece um sonho que o Dia do Bancário na Paraíba seja feriado. E vamos aproveitamos essa oportunidade para chamar todos os bancários para essa confraternização, que proporciona o fortalecimento da categoria que está em plena campanha salarial. Até porque o profissional bancário merece o reconhecimento por trabalhar muito, sob condições adversas, submetido a metas absurdas e às práticas de assédio moral, em condições inadequadas e sem segurança; e mesmo assim, sempre tem um sorriso para o seu cliente. Portanto, é nosso dever promover uma grande festa para os nossos valorosos companheiros", concluiu.

*Contraf-CUT com Seeb Paraíba e G1