Feriados e Comemorações | 27/08/2012 | 02:08:32
Dia do Bancário e da Bancária marca luta da categoria
Sindicatos estão organizando atividades comemorativas
 
 

No dia 28 de agosto é comemorado o dia Nacional do Bancário e da Bancária. Os sindicatos filiados à Fetrafi-RS estão organizando um amplo cronograma de atividades de confraternização para celebrar a data, que marca a história de lutas e conquistas da categoria.

A categoria bancária se destaca no movimento sindical brasileiro pela organização e engajamento nas campanhas salariais, em busca de melhores condições de trabalho e remuneração. Ao longo de sua história, os bancários também marcaram presença nos movimentos políticos e sociais da classe trabalhadora brasileira.

O ritmo alucinante do trabalho atual, os baixos salários, a pressão pelo comprimento de metas abusivas e o adoecimento físico e psíquico dos bancários, contrasta com o trabalho bancário de 50 anos atrás. O dia 28 de agosto deve renovar e resgatar a esperança e a garra da categoria bancária para continuar lutando por condições de trabalho dignas, pela valorização dos trabalhadores e por melhores expectativas na carreira para quem constrói, dia a dia, a lucratividade do setor mais rentável do país.


História do Dia do Bancário e da Bancária

Em 28 de agosto de 1951 começou uma das mais longas e vitoriosas campanhas salariais da categoria. Na época os bancários reivindicavam um reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. A contraproposta dos banqueiros foi um aumento de 20%, considerada insuficiente e os bancários decidiram entrar em greve. Foram 69 dias de paralisação, até que, em 5 de novembro, a Justiça concedesse um reajuste de 31%, pondo fim à paralisação.
 
A greve de 1951, não gerou somente avanços econômicos, mas enfrentou um momento de profunda repressão aos trabalhadores, demonstrando que somente a luta coletiva gera conquistas.
 
*Fetrafi-RS