Movimento Sindical | 24/07/2020 | 15:07:28
Novas tecnologias e mobilização em rede são temas de Seminário de Comunicação da Fetrafi-RS
Evento ocorre no próximo dia 30, pela plataforma Zoom, e reunirá especialistas em comunicação digital, dirigentes e assessores dos sindicatos
 
 
A Fetrafi-RS realiza na próxima quinta-feira, 30 de julho, o Seminário Luta em Rede – Uma nova comunicação, direcionado aos dirigentes sindicais e assessores de comunicação dos sindicatos filiados à Federação. O evento será pela plataforma Zoom.
"A pandemia do coronavírus trouxe com ela uma série de desafios, entre eles a necessidade de adaptação do movimento sindical às novas formas de comunicação. As assembleias presenciais deram lugar às videoconferências e as manifestações em frente aos bancos migraram para as redes sociais”, pondera o diretor de Comunicação da Fetrafi-RS, Juberlei Bacelo. 

O diretor destaca que a Campanha Nacional deste ano também teve de ser reiventada através da internet. "Por isso, precisamos instrumentalizar os sindicatos, para que possam intensificar sua mobilização pelos meios tecnológicos de comunicação”, esclarece. 

O seminário vai contar, na parte da manhã, com a participação de Ricardo Negrão, especialista em Comunicação Digital, projetos multimídia e soluções para redes. "O mundo digital avançou muito, mas a maioria dos sindicatos ainda não percebeu essa mudança e continua investindo pouco em comunicação na internet”, afirma Negrão. 

Para o especialista, o movimento sindical comente um erro recorrente: a falta de planejamento estratégico. "O movimento sindical não gosta de planejar e age muito perto do acontecimento”, avalia. Isso impacta, segundo Negrão, no resultado das campanhas, o que muitas vezes também não é avaliado pelos dirigentes e suas equipes de comunicação.

Durante o seminário, Ricardo Negrão vai falar sobre as estratégias de identificação e segmentação de público na internet, como se comunicar com esse público, como planejar metas e mensurar resultados. Também vai falar sobre a importância de um site bem estruturado, técnicas para alcançar mais visibilidade nos mecanismos de busca e particularidades de cada rede social, como Facebook, Instagram e Twitter.

O seminário segue à tarde com a apresentação do novo Portal Bancários RS, criado pela Verdeperto Comunicação e Alternativa Digital para reunir todas as notícias e informações de interesse dos bancários e das bancárias de todo o Rio Grande do Sul. A ideia é integrar os sindicatos em um mesmo site para reforçar a unidade da categoria e suas bandeiras de lutas unificadas.

O evento segue com demonstrações práticas sobre o uso das novas tecnologias, como o Zoom, o Google Meet e outros aplicativos de videoconferência, além de dicas sobre como usas as redes sociais Twitter, Facebook, Instagram e o novo TikTok.

As inscrições estão abertas na área de eventos do site da Fetrafi-RS.