Saúde do Trabalhador | 21/05/2020 | 18:05:50
Fetrafi-RS alerta: bancos estão descumprindo protocolos de combate ao coronavírus
Bancários e sindicatos devem ficar atentos e denunciar agências que não cumprem os acordos
 
 
Os bancos estão retrocedendo nas medidas para prevenção do coronavírus e não estão cumprindo com os protocolos estabelecidos em negociação com o Comando Nacional dos Bancários quando identificados casos de infectados nas agências. Segundo a diretora de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Federação, Denise Falkenberg Corrêa, nos últimos dias surgiram várias denúncias de que agências do Rio Grande do Sul estão burlando o que foi definido sobre fechamento de agências para sanitização e revezamento.
Os protocolos negociados definem o procedimento de sanitização no caso de funcionário ter o teste confirmado para a Covid-19: a agência deve ser imediatamente fechada; desinfectada; a pessoa com a doença deve ser afastada do trabalho, bem como aqueles que tiveram contato com ela e, após, o banco pode reabrir com outra equipe. 

"Infelizmente isso não está acontecendo. Estamos recebendo diversas denúncias. Por isso, orientamos os sindicatos que fiscalizem os bancos de suas regiões e que procurem a Secretaria de Saúde, o Ministério Público e até mesmo a polícia local, pois colocar a vida das pessoas em risco, é um ato criminoso”, alerta Denise.

Avanços conquistados pela categoria


A categoria bancária é uma das mais ativas nas negociações com as entidades patronais para garantir a preservação da saúde dos trabalhadores e das trabalhadores. Desde o início do isolamento social no Brasil, o Comando Nacional dos Bancários vem se reunindo sistematicamente com os bancos e, por isso, conseguiu garantir algumas medidas importantes, como:

- trabalho remoto e afastamento para as pessoas dos grupos de risco;
- revezamento de equipes;
- equipamentos de proteção no local de trabalho;
- atendimento aos clientes por agendamento;
- cuidados com a limpeza e higienização dos locais de trabalho.

Testes para minimizar os riscos


A reivindicação atual da categoria é para que os bancos testem todos os seus funcionários para o coronavírus, uma vez que eles estão diariamente expostos aos riscos de contaminação. "Nós estamos na linha de frente no atendimento à população, o que no deixa mais expostos. E como não há vacina, a única saída que temos no momento para minimizar os riscos é realizar os testes”, destaca Denise.

A diretora da Fetrafi-RS lembra, ainda, que a Covid-19 foi reconhecida como doença ocupacional pelo Supremo Tribunal Federal. Por isso, todos os bancários e bancárias que forem afastados do trabalho por conta da doença, devem guardar toda a documentação e laudos para emissão de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).