Contraf/CUT | 09/12/2019 | 15:12:27
Rodada de negociações dos bancários com a Fenaban será nesta terça-feira (10)
Comando Nacional dos Bancários espera acabar com as divergências na redação dos termos do acordo e vai cobrar que os bancos cumpram com o que está definido na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria
 
 
O Comando Nacional dos Bancários retomará, na terça-feira (10), as negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) sobre o aditivo que visa impedir a aplicação para a categoria bancária da Medida Provisória (MP) 905/2019. A reunião será realizada em São Paulo.

AI-5 dos direitos trabalhistas

A presidenta da Contraf-CUT, Juvândia Moreira, disse ainda que, mesmo com as negociações em andamento com a federação dos bancos, o Comando Nacional dos Bancários orienta que a Contraf-CUT, federações e sindicatos de todo país mantenham a mobilização pela derrubada da MP 905/2019 e os diálogos nas bases sindicais e com os deputados e senadores de seus estados.

"Com a federação dos bancos podemos negociar apenas os pontos que afetam a categoria, mas a MP 905 é um verdadeiro AI-5 dos direitos trabalhistas. Extingue a regulamentação de diversas profissões, reduz direitos e a remuneração dos mais jovens, possibilita o achatamento de salários dos mais experientes e institui imposto sobre o seguro-desemprego. Tudo isso para beneficiar os bancos e demais empresários, em prejuízo da classe trabalhadora, até mesmo daqueles que estão na crítica situação de desemprego”, explicou Juvandia. "Por isso, trabalhamos pela derrubada da MP”, concluiu.

Fonte: Contraf-CUT com edição da Fetrafi-RS