Movimento Sindical | 22/10/2019 | 17:10:33
Banrisulenses intensificam mobilização contra PEC 280
Objetivo é garantir o direito da população de decidir sobre venda do seu patrimônio
 
 
O Comando Nacional dos Banrisulenses esteve reunido nesta terça-feira, 22 de outubro, na sede da Fetrafi-RS para tratar da mobilização contra a PEC 280/2019, que visa acabar com a exigência de plebiscito popular para decidir sobre a venda do Banrisul e de outras duas empresas públicas, Corsan e Procergs. Como encaminhamento, foi decidido que o diálogo com vereadores e deputados será intensificado.
A proposta tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. O deputado Elizandro Sabino (PTB) foi designado como relator do parecer. O objetivo dos banrisulenses é pressionar os deputados a descartarem a PEC, uma vez que, além de revogar um direito legítimo da população e conquistado pelos bancários, tem vício de origem, já que deveria ter sido apresentada pelo Executivo e não pelo Legislativo.

Diversas câmaras municipais aprovaram moções contra a PEC, entre elas quase todos os municípios do Vale do Paranhana, Santo Cristo, Rio Grande, Osório e diversos municípios litorâneos, Vacaria, São Luiz Gonzaga e Santa Rosa. Na região metropolitana, a moção deve ser votada em breve em Porto Alegre, Viamão, Canoas e Eldorado do Sul.

Além disso, o SindBancários Porto Alegre e Região vem divulgando uma petição online contra a proposta, que, em poucos dias já recebeu mais 5,5 mil assinaturas. Clique neste link e assine também.