Fetrafi-RS | 15/04/2019 | 17:04:21
Fenae defende bancos públicos em Congresso Estadual da Fetrafi
Entidade foi representada pelo vice-presidente, que apresentou dados de crédito das instituições
 
 

A defesa dos bancos públicos foi uma das pautas mais lembradas durante o 13º Congresso Estadual da Fetrafi-RS, que ocorreu nos dias 13 e 14 de abril em Porto Alegre. O vice-presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sérgio Takemoto, expôs a situação do Banrisul e do Banco do Brasil, mas em especial da Caixa, que vem sofrendo com o fatiamento e venda de ações.

Dados do Banco Central apresentados por Takemoto demonstram a importância dos bancos públicos para a população do Rio Grande do Sul. O total de operações de crédito dessas instituições no estado ultrapassou os R$ 123 bilhões, ou 77,7% de todas as operações, sendo que a Caixa, sozinha, responde por R$ 31,9% delas. Apenas 14,5% pertencem aos bancos privados e 7,8% ao sistema cooperativo.

O vice-presidente da Fenae lembrou, ainda, que 90% dos financiamentos para baixa renda são da CEF e que a instituição é responsável pela maior fatia do crédito imobiliário. "Os bancos públicos são muito relevantes para a sociedade. É por isso que não vamos nos calar, não vamos nos render nessa luta”, destacou. "Sem bancos públicos não há desenvolvimento”, completou Gilmar Aguirre, representante da Fetrafi-RS na Comissão de Empregados da Caixa e diretor da Contraf-CUT.

A Federação e a Contraf-CUT vêm realizando, desde o ano passado, a campanha "Não tem sentido”, contra o enfraquecimento, fatiamento e privatização da Caixa, em que esclarecem a sociedade sobre o assunto. Durante o Congresso da Fetrafi, as entidades distribuíram cartilhas da campanha sobre as lutas e conquistas dos direitos dos empregados do Banco, como a greve histórica de 1985 e os protestos contra demissões na década de 90.