Os Sindicatos afirmam que ao não fornecer os números gerais, o banco
trata uma grande reestruturação como situações locais, o que não acontece. A Comissão
de Empresa dos Funcionários avalia que "parece que é simplesmente má vontade e
dificuldade gratuita para ajudar na solução dos problemas”.
Nesta sexta-feira (12), os sindicatos apontaram os problemas que estão
acontecendo em vários locais e as dificuldades para realocação dos
funcionários. Foi cobrado do BB que apresentasse os critérios utilizados para o
redimensionamento das agências, uma vez que muitos lugares com dificuldade de
atendimento e condições de trabalho ruins permaneceram com o mesmo número de
funcionários.
Segundo o BB, o banco ajustou a compatibilidade de oferta de atendimento
com a capacidade de atendimento em cada local. Onde há menor capacidade, aumentou
e onde havia capacidade de atendimento acima, fez ajuste para menor.
O Banco se comprometeu em receber para análise situações que possam ter
sido mal ajustadas.
VCP PARA OS CAIXAS OU
MANUTENÇÃO DA GRATIFICAÇÃO
A Comissão de Empresa cobrou do banco resposta quanto ao pedido de
manutenção da gratificação da comissão de caixa aos funcionários que perderam o
cargo. No caso dos funcionários com função gratificada ou comissionada, serão
garantidos quatro meses de remuneração, caso não seja realocado. Para os
caixas, há um entendimento do BB de que como não é uma função, é apenas gratificação
de caixa, este benefício não é concedido automaticamente.
De acordo com o Banco, a solicitação dos sindicatos está sendo
analisada, para que seja mantida a remuneração dos caixas por pelo menos quatro
meses, assim como na reestruturação do final de 2016/início de 2017.
Para o coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, Wagner
Nascimento, a prorrogação da gratificação para caixas é de extrema importância
e se justifica por ser o grupamento mais atingindo nesta reestruturação. "O corte
de 1.200 caixas é traumático e o banco precisa entender que se tratam de
pessoas que buscaram ascensão profissional dentro da empresa e isso foi tirado
numa canetada.”
PRIORIZAÇÃO DOS
CAIXAS NAS CONCORRÊNCIAS
Foi cobrado do banco que os caixas tenham priorização de fato nas
concorrências para outros cargos. Além da priorização no TAO - Sistema de
Recrutamento - foi solicitado que de fato haja orientação para normação dos
caixas em outros cargos que tiveram vaga, de forma a minimizar o grande corte
nas funções.
O Banco informou que não tem resposta quanto à priorização no sistema,
mas que tem orientado os gestores a darem atenção aos pedidos de realocação de
caixas em outras funções próximas, como as de assistente ou atendente de
CABB.
NÃO TERÁ REMOÇÃO
COMPULSÓRIA PARA OUTRO MUNICÍPIO
O Banco do Brasil garantiu que, embora prevista inicialmente, não
acontecerá remoção compulsória de funcionários fora do mesmo município, no caso
de não se ajustar o excesso de escriturários. Essa medida veio em resposta ao
pedido para que não se tenha nenhuma remoção compulsória, mas o banco avalia
que poderá ser necessária ainda alguma remoção no mesmo local.
MÓDULO AVANÇADO DOS
GERENTES DE RELACIONAMENTO SERÁ MANTIDO
Foi garantido que no caso dos gerentes de relacionamento que estiveram
no módulo avançado da função e tiverem que mudar para o cargo de gerente de
relacionamento equivalente, será mantido o módulo avançado da função. Isso
permitirá mais mobilidade nas nomeações sem causar prejuízo aos funcionários.
INDICAÇÃO DE QUEM
ESTÁ EM EXCESSO
O Banco do Brasil afirmou que não orientou nenhuma indicação de quem
está em excesso nas unidades. O BB afirma que no primeiro momento a
movimentação deverá ser espontânea e a recomendação é que não haja
apontamentos, como os casos que tem chegado aos sindicatos. Os casos fora do
padrão deverão ser encaminhados pelos sindicatos para verificação.
FECHAMENTO DO CENOP E
ABERTURA DA CABB EM RECIFE
Foram apontadas diversas situações específicas que estão dificultando
realocação dos funcionários do CENOP na nova CABB que será aberta. Com relação
a alguns cursos e trilha de encarreiramento foi assumido o compromisso de
verificar os problemas e encaminhar a solução para aqueles funcionários. As
questões de concorrência ou saída para outras unidades e manutenção da
concorrência para a CABB, o a GEPES Recife foi autorizada a liberar os
impedimentos de sistema através de pedidos que serão analisados em cada
caso.
REUNIÃO POR VIDEO
CONFERÊNCIA COM A PRESENÇA DAS GEPES
Esta mesa de negociação aconteceu no formato de videoconferência,
estando cada representante das Federações nas Gepes locais. Os Gerentes das
Gepes ou seus substitutos também participaram da mesa, o que facilitou a
integração e o encaminhamento das demandas. Esta é a primeira mesa por
videoconferência com a presença de todas as federações.
Segundo o Coordenador da Comissão de Empresa, foi uma experiência nova,
mas bastante produtiva, sem perder a essência da negociação. A participação dos
funcionários das Gepes foi positiva, pois além de integrar melhor a relação com
os representantes dos funcionários, agiliza a resolução de demandas locais.
Ainda não houve respostas concretas sobre a manutenção dos salários dos
caixas e a garantia de realocação de todos os funcionários atingidos. "Assim
como na reestruturação que aconteceu há um ano, o banco não reserva recursos
para manter os salários das pessoas e simplesmente trata seus funcionários como
números. Se a empresa acha que a reestruturação constante é para ganhar
produtividade, nós afirmamos que as pessoas e famílias devem ser preservadas. E
a manutenção dos salários na reestuturação é o primeiro passo para aliviar o
sofrimento de quem perdeu o cargo ou função”, afirma Nascimento.
Nova rodada de negociação entre a Contraf-CUT e o Banco do Brasil.será
agendada nos próximos dias.
Fonte: Contraf-CUT
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