Sindicatos | 22/08/2017 | 12:08:21
Bancários de Caxias têm nova Biblioteca do Sindicato à disposição
Espaço Cultural foi inaugurado no dia 17 de agosto
 
 

O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul inaugurou na noite de 17 de agosto a nova Biblioteca do Sindicato. Localizada na sala 302 da sede social da entidade, a biblioteca irá atender os bancários sócios na ativa e os aposentados.

Esta é mais uma iniciativa de estímulo à cultura que Sindicato dos Bancários coloca à disposição de seus associados. Com mais de três mil obras, a Biblioteca foi construída com recursos próprios do Sindicato e vai dispor exemplares para consulta e empréstimo. O acervo reúne obras nas áreas de Literatura brasileira e estrangeira, Sociologia, Filosofia, História, Ciências Políticas, Artes, Antropologia, Comunicação Social, Esportes, Psicologia, História em Quadrinhos e muito mais.

A Biblioteca do Sindicato pode ser acessada pelo endereço eletrônico http://biblioteca.bancax.org.br. Pelo site é possível conferir o acervo, fazer reserva e renovação de livros. Para ter acesso ao serviço de empréstimo é necessário fazer o cadastro na Biblioteca.

O trabalho para a implantação da biblioteca do Sindicato se iniciou há um ano. Para sua efetivação foi formada uma comissão, que ficou responsável por todos os trâmites do processo de implantação deste novo serviço aos associados. A comissão tem como integrantes os diretores Ademar Henrique Bellini, Ariovaldo Adão Filippi, Marcelo Caon e Mauro Luiz Ceccon. O trabalho foi coordenado pelo diretor Ademar Bellini, que também realizou a seleção e compra das obras.A catalogação do acervo foi realizada pelo bibliotecário Valdecir de Oliveira Anselmo, com participação do diretor sindical Eduardo Zuchinali.

Inauguração

Cerca de 200 pessoas estiveram presentes na solenidade de abertura, que teve a participação do secretário de comunicação da CUT-RS, Ademar Wiederkehr, o diretor da Fetrafi-RS, Fabio Soares Alves, presidentes de sindicatos de trabalhadores de Caxias do Sul, livreiros, diretores antigos do Sindicato dos Bancários, e muitos sócios ativos e inativos.

"É um ato histórico para o sindicato caxiense e seus sócios. São poucos os sindicatos que têm uma biblioteca”, destaca o secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademar Wiederkehr. "Este é um momento de luta e de resistência. E os livros são uma forma de manter viva as lutas dos trabalhadores”, sentenciou. Para o diretor da Fetrafi-RS,  Fabio Soares Alves, a biblioteca é uma ação cultural muito importante e será um instrumento que irá aproximar as pessoas ao sindicato. "É uma importante ferramenta para o conjunto da categoria e que será usada pelas atuais e futuras gerações”.

O coordenador da Secretaria de Organização e Política Sindical, Nelso Bebber, ressalta que a função do sindicato é proteger a categoria, negociar melhores salários e condições de trabalho, assim como lutar pela cidadania e justiça social. "Nosso sindicato fez história tendo a primeira mulher presidente de entidade sindical no RS. Infelizmente seu mandato durou pouco, vítima de machismo e preconceito da sociedade e também dos próprios colegas”, lembra. Ele observa que eventos e ações culturais como palestras, cursos, seminários estão na pauta do sindicato caxiense e ajudam na luta dos bancários. "Ano passado lançamos o livro dos 80 anos de história deste sindicato, que é uma ferramenta de registro, pesquisa e inspiração. Agora inauguramos a Biblioteca do Sindicato, um espaço de saber, conhecimento e reflexão. A leitura não é apenas o ato de ler um livro. Ao ler um livro a gente aprende a entender e a mudar o mundo”, sentencia Bebber. Para concluir, o diretor Pedro Incerti, da Secretaria da saúde e Relações do Trabalho, agradeceu ao trabalho e a dedicação do diretor Ademar Henrique Bellini pela construção da biblioteca. "Este é um momento festivo e histórico para nós, pois é um investimento muito grande que o sindicato está fazendo para seus associados e dependentes”.

Nasce a Biblioteca do Sindicato

"Está nascendo agora uma biblioteca”, iniciou Ademar Henrique Bellini. "Esta biblioteca foi construída tijolo por tijolo, disse Bellini, agradecendo a ajuda de todos aqueles que colaboraram com a iniciativa. "A bibliografia é de primeira linha – e não é só porque fui eu quem escolheu. Temos obras de referência; temos obras de estudo e sobre trabalho, mas temos também obras lúdicas”, observou Ademar Bellini, ressaltando que o acervo não está finalizado, devendo ser permanentemente abastecido com novos títulos. "Está nascendo uma planta novinha, que tem que ser regada. Eu acho que dei o melhor que eu pude dar”, finalizou.

*Imprensa/Bancax