Bancos | 21/08/2017 | 17:08:29
Audiências públicas pautam defesa do Banrisul em Câmaras pelo interior
Cronograma de mobilização continua nesta terça-feira, 22
 
 

As audiências públicas em Defesa do Banrisul, convocadas pela Frente Parlamentar, continuam mobilizando legislativos municipais pela manutenção do banco público. Na semana passada o tema foi pautado pela Câmara de Vereadores de Bagé (14), com a participação do diretor da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Oliveira Rocha e do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT). Nesta terça-feira haverá uma nova audiência em Santana do Livramento, às 19h, na Câmara de Vereadores.


Segundo o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul, o deputado Zé Nunes (PT), as audiências permitem uma ampla divulgação da luta pelo banco público em cada região onde ocorrem, ampliando o debate contra a privatização. O parlamentar destaca que o Banrisul é uma instituição sólida e lucrativa profundamente ligada ao desenvolvimento do Estado.

"O Banco teve um lucro líquido recorrente de R$ 367,5 milhões no primeiro semestre do ano, com crescimento de 28,3% nas operações com pessoa física. Embora atravessando período de crise geral da economia o Banrisul se mantém rentável e expandindo suas operações. Precisamos que a instituição continue pública, a serviço da população gaúcha e presente em todos os recantos do Estado, onde os bancos comerciais não têm interesse em oferecer atendimento. Hoje 98% do PIB gaúcho passa pelo Banrisul, sendo que 49% dos correntistas têm renda de até um salário mínimo e 38% ganham de um a três salários mínimos”, destaca o diretor da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha.

"Estamos fazendo um grande esforço junto com nossos sindicatos filiados para apoiar as audiências promovidas pela Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul. Conseguimos integrar nossas iniciativas contra a privatização, dando visibilidade às atividades e ampliando a lista de apoios a nossa luta. Além de ser um agente essencial na economia gaúcha, o Banrisul faz parte da nossa história. Por isso, marcamos presença em todos os espaços de resistência aos ataques contra o Banco”, enfatiza Denise Corrêa, também diretora da Federação.

*Comunicação/Fetrafi-RS
Foto: Sindicato dos Bancários de Bagé