Previdência Complementar | 15/08/2017 | 17:08:03
Diretoria do Banrisul proíbe campanha para eleição da FBSS
Postura inédita do Banco desrespeita processo democrático para escolha de representantes
 
 

A Fetrafi-RS manifesta todo o seu repúdio diante da postura inédita da direção do Banrisul durante a campanha para a eleição da FBSS. Na quinta-feira (10), os candidatos da Chapa 1, Gerson dos Reis e Ricardo Morrone, foram proibidos de fazer a divulgação das propostas da nominata dentro do prédio da Direção Geral. Nesta segunda (14), uma IN foi editada pela direção vetando qualquer manifestação dos candidatos dentro do Banco.

Com essa atitude, o Banrisul proíbe o exercício pleno da democracia e o debate com os bancários, sobre quais os rumos que a Fundação Banrisul deveria tomar. Tal postura causa estranhamento à Fetrafi-RS, pois isto nunca ocorreu em toda a história do Banco. Essa atitude da Direção caracteriza seu autoritarismo e atenta contra a integridade da Fundação e do próprio Banco.

Para a Federação, o debate sobre previdência complementar e os rumos da Fundação é fundamental para o fortalecimento da entidade. A determinação do Banco visa impedir questionamentos quanto à atual gestão da entidade e o papel da direção em não promover os ajustes possíveis, a fim de diminuir a contribuição paga pelos aposentados e bancários sem causar prejuízos para a saúde financeira dos planos.

Acreditamos que estamos mostrando aos bancários aquilo que a Direção do Banco quer esconder:

- O PB Saldado está equilibrado e é possível acabar com a contribuição extraordinária;

- É possível diminuir a taxa de administração nos planos FBPREV I e FBPREV II;

- Nas últimas eleições, foram eleitos conselheiros e diretores que votam sempre com o patrocinador e contra os interesses dos participantes;

- O PL 268 quer acabar com a eleição de membros para a diretoria e conselho das fundações de previdência complementar, e debatê-lo não é de interesse da direção do Banrisul, que deseja manter total controle sobre a gestão da Fundação;

- "Transparência" é transmitir reuniões ao vivo e apresentar propostas que depois não são cumpridas, compondo apenas propaganda de campanha, sem colocá-las em prática durante a atual gestão?

A Fetrafi-RS repudia a postura do Banco e deixa o alerta a todos os bancários que querem construir uma Fundação e um Banrisul mais democráticos.

*Fetrafi-RS
Edição de Imagem: Comunicação/Fetrafi-RS