Campanha Salarial | 31/07/2017 | 14:07:55
Moção Pública em Defesa do Banrisul, Badesul e BRDE tem aprovação unânime
Texto foi submetido ao plenário da 19ª Conferência Nacional
 
 

No dia 30 de julho, durante a 19a Conferência Nacional dos Bancários, realizada em São Paulo, a seguinte Moção Pública apresentada pela delegação gaúcha teve aprovação unânime de todos os presentes. Confira o texto abaixo, na íntegra.

"Nós, delegados e delegadas da 19a Conferência Nacional dos Bancários, realizada de 28 a 30 de julho em São Paulo, repudiamos as tentativas dos governos Sartori e Temer, ambos do PMDB, para entregar o Banrisul, Badesul e BRDE. Tratam-se de bancos públicos que desempenham papéis fundamentais ao desenvolvimento do RS e do Sul do Brasil.

O Badesul e o BRDE estão na mira desses governos neoliberais para serem privatizados ou federalizados, por conta do Regime de Recuperação Fiscal, como saída para a crise fiscal do estado.

Esse discurso é uma farsa, pois a entrega do patrimônio público vai aumentar a dívida pública do estado. O BRDE, além do mais, pertence aos três estados do Sul.

O Regime de Recuperação Fiscal é uma aberração e vai trazer prejuízo ao futuro dos gaúchos.

O RS entrega o patrimônio público, fica três anos sem pagar a União, mas a dívida total vai subir de R$ 50 bilhões para R$ 80 bilhões. A exemplo da CEEE, a CRM, a Corsan e a Sulgás, o Banrisul está protegido pela salvaguarda do plebiscito, uma conquista dos bancários e da sociedade gaúcha em 2002 para evitar a entrega do patrimônio público por governos vendilhões.

Por isso, reforçamos a luta do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, da Fetrafi-RS e da CUT-RS em defesa do Banrisul, Badesul e BRDE, para barrar os ataques dos governos Sartori e Temer.

Esses bancos públicos são fundamentais para o atendimento da população e fomentar o crescimento dos estados e municípios do Sul do Brasil.

Deixem os bancários trabalhar e tirem as mãos dos bancos públicos!

São Paulo, 30 de Julho de 2017.