Bancos | 24/07/2017 | 17:07:56
Câmara Municipal do Rio Grande apoia Campanha em Defesa do Banrisul
Moção foi entregue ao Sindicato dos Bancários
 
 

Na última quarta-feira, dia 19, o vereador Rovam Castro (PT) entregou ao Sindicato dos Bancários e aos colegas banrisulenses a "Moção de Apoio à Campanha em Defesa do Banrisul", da Câmara Municipal de Rio Grande. O Sindicato dos Bancários busca essa mobilização também junto às Câmaras dos demais municípios de nossa base.

"MOÇÃO DE APOIO À CAMPANHA EM DEFESA DO BANRISUL

 

A Câmara de Vereadores do Município de Rio Grande aprovou, nesta data, moção de apoio à luta contra a privatização do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, por entender a importância do Banco para a economia gaúcha, assim como os serviços prestados à sociedade rio-grandense. Portanto, não concordamos com a uma possível decisão de se desfazer do Banrisul.

 

O Banrisul está presente em 98,5% do território do Rio Grande do Sul, com 536 agências e 698 postos de atendimento espalhados em 347 municípios. Em 97 cidades gaúchas o Banrisul é a única instituição financeira à disposição da população. O Banco fomenta o desenvolvimento da agricultura, sobretudo da familiar, de pequenas e médias empresas e constitui uma excelente ferramenta para os programas do governo estadual. Além disso, o Banrisul é sólido, possui patrimônio líquido de R$ 6,7 bilhões e registrou lucro de R$ 643,5 milhões em 2016.

 

O Bando dos Gaúchos dá suporte a todos os setores da economia e presta atendimento onde os demais bancos comerciais não visualizam lucratividade. A função social exercida pelo Banrisul é imprescídivel para o desenvolvimento do Estado.

 

Pelas razões expostas, apoiamos a Campanha Estadual em Defesa do Banco Público e solicitamos à Assembleia Legislativa RS, que não aprove qualquer proposta de federalização, privatização ou alienação do Banrisul.

 

Rio Grande, 27 de março de 2017."

 

O documento foi assinado pelos Vereadores:

 

Rovam Castro - PT

Claudio Costa - PT

Denise Marques - PT

Benito Metalúrgico - PT

Edson Lopes - PT

Luiz Francisco Spotorno - PT

Claudio de Lima - PSB

Rafael Ceroni - PPS

André Moraes de Sá - PSD

Andre Westhfal - PEN

Giovani Moralles - PEN

Flavio Vigilante - SDD

João da Barra - PRB

Jair Rizzo - PSB

José Antonio da Silva - PSDB

 

*SEEBRG