Bancos | 13/06/2017 | 16:06:43
Encontro Estadual de Empregados (as) define delegação ao Conecef
Evento foi promovido pela Fetrafi-RS no último sábado
 
 

O Encontro Estadual dos Empregados da Caixa Econômica Federal, realizado no último sábado (10), na sede da Fetrafi/RS, debateu a pauta específica dos trabalhadores da instituição e definiu encaminhamentos ao 33º Conecef. O evento contou com a participação de 42 empregados da ativa e aposentados, sendo 20 mulheres e 22 homens, com representação de nove sindicatos filiados à Federação.


A mesa coordenadora dos trabalhos do Encontro Estadual de Empregados e Empregadas da Caixa foi composta por Gilmar Aguirre, Tiago Pedroso e Maristela Rocha, que encaminharam os debates. No final do evento foi escolhida a delegação gaúcha ao Congresso Nacional de Empregados da Caixa.

Confira as propostas que serão encaminhadas ao Conecef:

Saúde Caixa/Saúde e Condições de Trabalho.

- Que a Caixa mantenha os processos de credenciamento do Saúde Caixa operacionalizados regionalmente, sem centralização em Brasília, e que as unidades de gestão de pessoas sejam mantidas em todas as capitais.

- Que as entidades representativas e a CEE/Caixa tenham acesso às pesquisas de clima organizacional e as CATs (afastamentos dos empregados) realizadas pela Caixa.

- Realização de uma campanha forte de esclarecimento e cartilha de como funciona o Saúde Caixa, quais os benefícios, dando transparência ao plano e mostrando que não é deficitário.

- Que a Caixa divulgue a contabilidade do Plano Saúde Caixa por estado.

- Sindicatos e associações devem fazer permanentemente campanha de esclarecimento aos empregados sobre os riscos de adoecimento mental.

- Exigir a contratação de mais empregados.

- Lutar contra os descomissionamentos arbitrários e a RH184.

Funcef, Aposentados ePrevidência:

- Ampliar a luta contra a retirada de direitos, por Diretas Já, e pelo impeachment do governo ilegítimo de Michel Temer.

- Transparência no Balanço da Funcef e prestação de contas aos beneficiários nos Estados.

- Campanha nacional de esclarecimento sobre os números contábeis da previdência Social.

Reestruturação, Reforma Trabalhista e Terceirização

- Que todas as alterações normativas que tratem de gestão de pessoas sejam debatidas com os empregados e entidades representativas.

- Elaboração de um material de apoio para conscientizar os bancários da Caixa quanto aos riscos diretos oferecidos pelas reformas (trabalhista, previdenciária e terceirização).

- Promoção de um dia de greve contra a extinção da categoria bancária. 

- Destacar a importância da qualidade da concessão de crédito, deixando claro que a lotérica não tem os mesmos compromissos sociais.

Defesa da Caixa e Defesa dos Bancos Públicos

- Encaminhar uma campanha nacional destacando o papel social da Caixa 100% pública e denunciando o desmonte da empresa e do setor público.

- Alinhamento da política de crédito aos interesses da sociedade.

- Fazer contato junto às Câmaras de Vereadores, Assembleia Legislativa/RS e Congresso Nacional, solicitando apoio à campanha da Caixa 100% Pública, buscando o comprometimento de cada um desses entes da administração pública e seu compromisso formal para com a Caixa.

- Fortalecer a cultura interna da empresa.

Confira as moções aprovadas pelo Encontro:

Cumprimento da Lei 8213/91

Os empregados da Caixa reunidos em seu Encontro Estadual, em 10/06/2017, no RS, repudiam o descumprimento, por parte do banco, da Lei nº 8213/91 que estabelece cotas de inclusão das pessoas com deficiências nas empresas. A Caixa está obrigada por lei, mas não cumpre, a preencher 5% do seu quadro funcional com pessoas deficientes. Atualmente na CEF o percentual é de 1,5%. "Vamos cobrar da Caixa o cumprimento da Lei”.


Contra as Reformas

Os empregados da Caixa Econômica Federal, reunidos em seu Encontro Estadual no RS em 10/06/2017 repudiam veementemente as reformas previdenciárias, trabalhistas em como a PL que trata da terceirização, pois entendemos que toda e qualquer reforma que trate de assuntos trabalhistas e previdenciárias devam ser amplamente discutidas com a classe trabalhadora via suas entidades representativas.


*Comunicação/Fetrafi-RS
Fotos: Anselmo Cunha