Sindicatos | 13/04/2017 | 16:04:42
Aniversário do GAS/SinBancários e posse de delegados sindicais ocorrem na segunda
Programação inicia às 9h, na sede da Fetrafi-RS
 
 

O Grupo de Ação Solidária (GAS) do SindBancários celebra seus 15 anos com uma proposta inovadora. Trata-se da organização de um júri popular que vai colocar no banco dos réus uma das propostas de ataque a direitos dos trabalhadores mais avassaladoras da história. A partir das 9h, da segunda-feira, 17/4, no Auditório da Fetrafi-RS (Rua Fernando Machado, 820, Centro Histórico de Porto Alegre), um corpo de sete jurados formado por entidades sindicais e de representação da sociedade civil irá julgar a Reforma da Previdência, PEC 287, proposta pelo governo Temer.

O objetivo do júri popular é promover um debate técnico de esclarecimento sobre os pormenores da Reforma da Previdência. Segundo a coordenadora de saúde do SindBancários e assessora da Fetrafi-RS, Jaceia Netz, a montagem do júri procurou ser o mais técnica possível para preservar a independência da decisão. "O formato do evento é similar a um tribunal do júri que ocorre na Justiça comum. Haverá espaço para a defesa da PEC 287 e para a crítica. Os sete jurados, ao final do evento, terão a oportunidade de decidirem o que é melhor para os trabalhadores”, explica Jaceia.
 
Posse dos novos delegados e delegadas sindicais
 
A Fetrafi-RS enviou nesta quarta-feira 12, as convocações para os delegados sindicais da Caixa e do Banrisul e para os representantes sindicais de base do Banco do Brasil, que tomarão posse durante a programação.
 
Veja o cronograma
 
9h: Júri Popular: A Reforma da Previdência

12h: Lançamento do livro: "O GOLPE 2016 E A REFORMA DA PREVIDÊNCIA”

12h30: Almoço

14h: Lançamento do vídeo documentário sobre os 15 anos do GAS

 15h: Reunião ampliada do GAS

16h30: Lançamento da cartilha "Saúde no contexto de trabalho bancário”

18h: Coquetel

*Imprensa/SindBancários com Fetrafi-RS