Campanha Salarial | 06/10/2016 | 16:11:42
Assembleias aprovam propostas e bancários retornam ao trabalho
Convenção Coletiva de Trabalho será válida por dois anos
 
 

Depois de mais uma grande greve, a categoria bancária celebra novas conquistas à Convenção Coletiva de Trabalho. A maioria das assembleias realizadas nesta quinta-feira pelos sindicatos aprovaram as propostas da Fenaban, Caixa, Banco do Brasil e Banrisul. O reajuste concedido este ano será de 8%, mais abono de R$ 3.500. Entre as novidades da campanha está a extensão da validade do acordo para dois anos, com garantia da reposição da inflação, mais 1% de aumento real na próxima data-base. Além disso, após pressão do Comando Nacional, a Fenaban aceitou abonar todos os dias parados na greve. Clique aqui para ver os resultados das assembleias no RS!


"O processo de negociação da Campanha Salarial foi longo e desgastante, impondo uma série de desafios aos trabalhadores, que enfrentaram uma conjuntura econômica e política extremamente adversa, enquanto lutaram por avanços na CCT e pela manutenção dos direitos conquistados nas campanhas anteriores”, avalia o diretor da Fetrafi-RS e membro do Comando Nacional, Juberlei Baes Bacelo.

Resumo da proposta da Fenaban - O reajuste para 2016 será de 8% mais abono de R$ 3.500, que seria pago até 10 dias após assinatura da CCT. No vale-alimentação, aumento de 15%. No vale-refeição e no auxílio creche-babá, 10% (veja quadro). Para 2017, a proposta prevê reajuste de reposição da inflação (INPC) mais 1% de aumento real para os salários e em todas as demais verbas. A PLR será reajustada em 8% em 2016 e inflação mais 1% de aumento real em 2017.

Novas conquistas – A proposta dos bancos contempla a licença paternidade, que passará de 5 para 20 dias, a partir de 2017, quando o governo anunciar o benefício fiscal.

Emprego – A Fenaban também propôs a criação de um grupo de trabalho para analisar critérios de realocação e requalificação, cujas regras serão estabelecidas entre bancos e o Comando Nacional dos bancários.

*Comunicação/Fetrafi-RS
Foto: Marlei Ferreira/Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul