Cultura | 28/09/2016 | 15:09:21
Piquete dos Bancários teve agenda cultural fortalecida
Atividades marcaram 15 anos de participação no Acampamento Farroupilha
 
 

Foram 21 dias de cultivo da cultura gaúcha. Mas não foi um cultivo, digamos, sem ser expresso a partir de uma visão do trabalhador. Teve carreteiro de charque. Teve churrasco. A boa cerveja gelada que molha as palavras nas tertúlias dos bancários e convidados. E, sim, teve palestra cultural, histórica, sobre a Marinha de Guerra montada pelo herói, Giuseppe Garibaldi.


Por mais que a cultura gaúcha clame, é preciso dizer que o jogo de truco cego, em seus campeonatos de duplas e trios, ajudam a manter acesa a chama da luta dos trabalhadores bancários por melhores condições de trabalho. Promovemos o truco cego com uma cartilha distribuída gratuitamente para os visitantes. E a noite da Poesia fez ecoar no galpão dos bancários os versos dos declamadores bombachudos. A agenda do Piquete dos Bancários, seguiu de mãos dadas com a greve nacional da categoria, iniciada em 6 de setembro.

O patrão do Piquete, Edson da Rocha, exaltou a presença dos bancários e das bancárias, as confraternizações e o investimento cultural feito pelo SindBancários. "Foram dias muito importantes para a nossa luta. A confraternização e a tradição da cultura gaúcha ajudam a aproximar os bancários. No ano que vem, vamos trabalhar de novo para oferecer uma estrutura que acolha os bancários com segurança e o máximo de conforto possível”, avaliou Edson.

*Imprensa/SindBancários