Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 24\04\2024
Últimas Notícias
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
21/03/2017 | 13:03:15
Brasileiras são mais escolarizadas, mas homens têm renda maior
Estudo da ONU aponta contradições geradas pela desigualdade de gênero
 

Segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2015, no Brasil as mulheres têm um indicador, o Índice de Desenvolvimento de Gênero, um pouco superior ao dos homens, 0,754 frente a 0,751, pois são mais escolarizadas e vivem mais. No entanto, apesar do maior grau de escolarização, os homens brasileiros ainda têm um indicador de renda significativamente mais alto do que as mulheres, de acordo com o estudo da ONU divulgado nesta terça-feira (21).


Quando essa realidade é confrontada com a média mundial, os indicadores brasileiros são melhores, à exceção dos anos médios de escolaridade dos homens brasileiros, que estão em 7,5 anos, frente aos 8,8 da média em todo mundo e da renda nacional bruta per capita dos homens brasileiros, que também é inferior à media mundial (US$ 17.736 frente aos US$ 18.555 em todo o mundo). Os demais indicadores: IDHs feminino e masculino, expectativa de vida ao nascer, expectativa de anos de escolaridade, para ambos os sexos, e anos médios de escolaridade e renda per capita, ambos das mulheres, são superiores às medias mundiais.

Ainda segundo o documento, no Brasil, apesar de as mulheres terem maior expectativa e média de anos de estudo do que os homens, a renda per capita do homem é 66,2% maior do que a da mulher.

O representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil, Niky Fabiancic, lembrou nesta terça-feira pela manhã que uma em cada três mulheres já foi vítima de violência física ou sexual, que as mulheres ganham em média 24% menos que os homens e ocupam somente 24% dos altos cargos empresariais no mundo. Em 18 países, elas ainda necessitam da aprovação do marido para trabalhar.

*Correio Popular

 
 
Conteúdo    
 
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor